Conhecendo Búzios em 3 dias

 

Búzios – Primeira ida na Cidade em 2011

Estátua Brigitte Bardot

Conhecendo o melhor de Búzios

Armação de Búzios ou apenas Búzios, como é popularmente conhecido, está localizado cerca de 173 km do centro do Rio de Janeiro situado na microrregião dos lagos, faz divida de Cabo Frio.

É uma península com 8 km de extensão e 23 praias, tanto de águas mornas quanto de águas geladas. Entre as principais praias, destacam-se Geribá, Azeda, Azedinha, João Fernandes, Ferradurinha, Armação, Tartaruga, Ossos, Foca, Brava e Olho-de-boi. Está última praia mencionada é reservada para prática do naturismo.

A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot a mais cobiçada atriz de cinema da época que a visitou em 1964. A cidade ficou muito conhecida e visitada por turistas do mundo inteiro.

Armação dos Búzios, com seus ventos fortes, é ideal para a prática de iatismo e vôo livre. É uma cidade que abriga diversas culturas com um grande número de estrangeiros.

Quando ir 

A cidade de Búzios se mantém charmosa durante todo o ano, mas claro que a variação de temperatura e alta temporada influenciam bastante no clima do lugar .

O período de chuva começa em Outubro e tem auge nos meses de Novembro, Dezembro e Janeiro. A chegada do inverno traz as temperaturas mais baixas (período  de estiagem). Entre os meses de Agosto e Setembro a incidência de vento (frio) aumenta demasiadamente para quem pretende aproveitar a praia, a vantagem é que o índice de chuvas é menor.

O melhor período para se aproveitar Búzios é no mês de Março e Abril, quando inicia a baixa temporada, é um boa dica para quem deseja a cidade tranquila, com bons preços, mas um pouquinho mais de calor.

O que fazer em Búzios 

Bom programa é o que não falta em Búzios. Durante o dia, a atividade obrigatória é circular pelas praias, seja para praticar esportes, petiscar, passear ou não fazer absolutamente nada.

Á noite tudo acontece nos arredores da Rua das Pedras
Todos os caminhos levam à Rua das Pedras e à Orla Bardot, repletas de restaurantes charmosos, bares animados, bistrô a beira mar e gente com sotaque do mundo inteiro. Há muitas opções interessantes também como casas noturnas que recebem DJ’s internacionais a pequenos pubs alternativos para quem curte baladinha.
As lojas também ficam abertas até o início da madrugada.

Como conhecer ?

Há várias maneiras de conhecer as praias de Búzios, há vários tipos de passeios como Jipão (caminhonete de caçamba aberta) percorre várias praias e faz a última parada em uma praia com estrutura para passar o dia ou passeios curtos com duração de 2 horas (City tour). Mas para quem tenha tempo disponível para explorar a cidade, vale mais a pena alugar um bugre com as locadoras locais ou ir com carro próprio, com certeza será a melhor a opção. Mas esteja certo de que estacionar na alta temporada e feriados não será moleza, completamente lotado.

Para circular na cidade, você pode usar vans e táxis que percorrem as ruas principais e também  levam às praias. Outra boa opção para ir de uma praia a outra é usar o Táxi marítimo, uma lancha que geralmente sai da Praia dos ossos e fazem travessias.

(Setembro 2017)

Pousada Bucaneiro

Onde Ficar 

Essa não é uma tarefa fácil, a cidade é bastante eclética no quesito hospedagem, você vai encontrar hotéis e pousadas de luxo e rústicas, até casas para alugar. Mas um quesito importante é a ¨localização¨, pois é que mais influência em nossa escolha, principalmente quando dependemos de transporte. Então vale a pena escolher próximo os principais pontos da cidade. Nesse caso a melhor opção de hospedagem é próxima a Rua das Pedras, foi que o fizemos e conseguíamos aproveitar muito mais. Ficamos hospedados na Pousada Bucaneiro, apenas 7 minutos caminhando até o coração da cidade. Super recomendamos.

Acesse: Pousada Bucaneiro

Contamos nossa experiência para vocês.

Praias

O fato de ser uma península confere a Búzios uma grande variedade de praias. Com características distintas, encantam os surfistas como Geribá e também praias de águas calmas de Ferradura, Azeda, Tartaruga e João Fernandes, já a tranquilidade absoluta nas praias do Forno e Azedinha .Separamos algumas das melhores praias de Búzios e contamos aqui um pouco sobre cada uma.

(Setembro 2017)

Praia Azeda

Praia Azeda

Azeda

Azeda

O acesso à orla é feito a pé, após uma caminhada de cerca de 8 minutos saindo da Praia dos Ossos ou se preferir sendo acessível também por táxi boat. Azeda não tem infraestrutura de bares, mas barracas oferecem bebidas nos fins de semana e na alta estação. As águas calmas e cristalinas são perfeitas para banhos Por isso mesmo, essa é uma das melhores praia de Búzios para quem quer caminhar e relaxar um pouco. Sendo uma das mais frequentadas.

(Setembro 2017)

Praia Azedinha

Praia Azedinha

Praia Azedinha

Azedinha

Assim como a Praia Azeda, a Azedinha é simplesmente linda e pequenininha, como se fosse uma continuidade da praia Azeda. O diferencial é que ela ainda mantém bastante vegetação, o que confere à paisagem um ar mais selvagem e muito charmoso. Aos finais de semana e alta temporada, fica disputadíssimo achar um lugarzinho na areia.

(Setembro 2017)

Praia Ferradurinha

Ferradurinha

Ferradurinha

Praia Ferradurinha

Ferradurinha

A pequena enseada cercada por montanhas tem águas tranquilas e areias finas, essa é uma das nossas preferidas de Búzios. Ela fica mais próxima de Geribá, o acesso é fácil. Vale a pena chegar cedo para garantir lugar e tirar fotos da paisagem intocada. Rende lindos clicks!
O difícil vai ser conseguir um lugar para estacionar próxima a praia, vale a pena estacionar em Geribá e ir caminhando.
Atividades: Passeios de pedalinho e stand up
(Setembro 2017)

Praia Ferradurinha

Ferradura

Ferradura

Ferradura

Uma das praias mais próximas do centro. É também a preferida daqueles que viajam em famílias com crianças. A praia de Ferradura é extensa, areias brancas um mar calminho e também pedalinhos para alugar. As águas geladinha não impedem de curtir os passeios de banana boat e as aulas de windsurf.

No canto esquerdo da orla estão os bares e quiosques rústicos, com preços compatíveis com as demais praias locais, sendo o local ideal para quem quer o passar o dia.

(Setembro 2017)

Mirante, Próximo a João Fernandinho

Praia de João Fernandes

João Fernandes

Essa praia é a queridinha pelos turistas, o público maior são os estrangeiros, argentinos na maioria. João Fernandes deixa qualquer um apaixonado o mar parece uma piscina natural repleto de peixinhos, sendo essencial para mergulho, inclusive quando estávamos por lá apareceu um tubarão. Medo!  Esse foi um caso raro, mas pode acontecer.

Cercada por pousadas, a praia está sempre movimentada em função da boa estrutura de restaurantes, e também encontram espreguiçadeiras espalhadas nos bares e na areia. Além dessa belezura de cenário, há também passeio de escuna e pedalinhos por essas águas. 

Dicas: Chegue bem cedinho para garantir um pedacinho na areia, pois não é nada fácil aos finais de semana e alta temporada e feriados. O mesmo para estacionar (lotado).

(Setembro 2017)

Mirante

Praia da Foca

Foca

Praia da Foca

Foca

Estreita e emoldurada por rochas, a praia da Foca é pouco frequentada, mas uma das mais belas, a privacidade é garantida. Não possui infraestrutura.

Nós tivemos oportunidade de avistar muitas tartarugas, o cenário é lindíssimo. Procure ir calçado(chinelo) praia de muitas pedrinhas e conchinhas que podem machucar os pés.

(Setembro 2017)

Geribá – Fishbone

Geribá

Geribá -Surf

Geribá

 Geribá tem uma faixa de areia extensa (ótima para caminhadas) e possui diversos barzinhos e barracas no canto esquerdo da praia, pois é ponto de encontro dos jovens e dos surfistas, em especial no canto direito. Divide- se em uma parte com água calmas ideal para famílias e crianças e uma parte ideal para a prática do surf.

No fim de tarde no bar Fishbone, ficam completamente lotados nos feriados e alta estação. rola som eletrônico e tals, sendo a praia mais agitada.

(Setembro 2017)

Barquinhos

Igrejinha

Praia dos Ossos

Praia dos Ossos

A enseada tem cenário bucólico, emoldurado por barquinhos coloridos e a igreja de Sant’Ana, erguida em 1740. De lá parte a trilha que leva às paradisíacas praias Azeda e Azedinha. Nessa praia saem os táxi-boat e os barquinhos que fazem travessias para outras praias.  Também tem várias barraquinhas com vendas de petiscos e drinks.

Obs: Pôr do Sol belíssimo.

(Setembro 2017)

Praia do Canto

Pescadores

Canto

Por do sol

Praia do Canto ou Armação

São praias centrais, emolduram as paisagens descortinadas pelos restaurantes charmosos da Rua das Pedras e da Orla Bardot. Na praia da Armação os destaques são o calçadão, as esculturas em bronze que homenageiam a atriz francesa Brigitte Bardot e outros celebre e também os pescadores e o belíssimo belo pôr do sol.

 (Setembro 2017)

Rua das Pedras (google imagens)

Rua das Pedras

Orla

Rua das Pedras

Búzios é uma cidade encantadora, essa foi a segunda vez que visitamos. Nesse post citamos as praias essenciais, mas lembrando que Búzios possui 23 belíssimas praias, tem para todos os gostos. As belezas naturais é impressionante e a Rua das Pedras é puro charme e glamour. Difícil não se apaixonar por Búzios, considerada uma das Orla mais bonitas do Brasil e com um lindo pôr do sol. Fascinante!

 

 

Gostou das belezas de Búzios? Deixe seu comentário

Realize sua pesquisa ou reserve sua hospedagem através do Booking em nossa página. Contamos com sua ajuda para manter e evoluir sempre nosso site.

Desde já, agradecemos!

 

Confira também: Descobrindo as Belezas de Cabo Frio

Apoio

Quero Personalizar

Pousada Bucaneiro

Soul Sal e Sol

Jm Biquínis

4 comentários sobre “Conhecendo Búzios em 3 dias

  1. Alice

    Buzios é provavelmente a segunda cidade que mais gosto no RIo após RIo capital. Ja pensei morar la e curtir da vida nesse paraíso. Uma dica de pousada incrível onde sempre nos hospedamos: pousada Abracadabra.
    Quando voltar, tente conhecer !

  2. Isabelle Oliveira

    Eu amooo Búzios!! Já fui algumas vezes e acho que nunca vou cansar! Minhas praias favoritas são João Fernandes e Ferradurinha, mas lendo seu post fiquei com vontade de visitar Azeda e Azedinha novamente… muito tempo que não vou! E são tãoooo lindas!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *