Explore sua cidade – Santa Bárbara d´Oeste

SANTA BARBARA D´OESTE

Cidade dos Ipês (google imagem)

Exposição de Romi-isetta

Exposição

Que tal dar uma de turista na sua própria cidade?

São muitas coisas e lugares sobre nossa própria cidade que a gente desconhece, não é mesmo? sendo “Turísticas” ou não.

A cidade de Santa Bárbara d´Oeste, fica situada na microrregião de Campinas, cerca de 138 km da capital, com aproximadamente 200 mil habitantes. Não é considerada turística, porém é uma cidade de muitos talentos e vem se destacando por vários fatores e curiosidades.

Destaques

Sabia que o primeiro carro fabricado em série no Brasil foi lançado no ano de 1956 em uma tradicional indústria de fundição de Santa Bárbara d’Oeste, nascia a Romi-isetta, um modelo de veículo compacto. ¨Primeiro carro do Brasil é barbarense¨ ..

Anualmente ocorre na cidade “Encontro Nacional de Romi-Isettas”,, exposição de exemplares originais do pequeno pioneiro e a oportunidade de um contato direto com colecionadores de diversas partes do Brasil.

Além do reconhecimento mundial da indústria automobilística, hoje é uma das principais forças econômicas da Região Metropolitana de Campinas, apresentando uma boa qualidade de vida, além disso os índices de desemprego e violência, são baixos se comparado a cidades vizinhas.

Esportes

Os esportes também vem ganhando força, a cidade está sendo apontada como revelação de atletas que se destacaram mundialmente, como César Cielo (natação), Oscar, Tardelli, André Cruz ( jogadores de futebol), Douglas (Vôlei), atletas de tênis, fisiculturismo, judô,  entre outros… (os atletas citados foram os destaques que mais representaram a seleção brasileira.)

(Julho 2017)

Cemitério do Campo ( google imagens)

Festa Conferada ( google imagens)

Festa no cemitério do campo (google imagens)

História da cidade

Cultura

Santa Bárbara d´Oeste conta com uma forte influência dos imigrantes americanos, com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. A imigração norte americana no século XIX trouxe várias influências nas manifestações culturais e atrativos turísticos, como a realização da Festa da Imigração, a Feira das Nações e a Festa Confederada Brasil-Estados Unidos.

A Festa Confederada Brasil-Estados Unidos  acontece anualmente, precisamente no mês de Abril no Cemitério do Campo. O evento ocorre em uma área de recreação que o cemitério possui. Onde descendentes, do país inteiro, vestidos com roupas típicas do sul dos EUA, se reúnem para preservar suas tradições.

O Cemitério do Campo recebe visitantes de várias localidades do Brasil e do Mundo, e já contou com a presença de personalidades ilustres como, na década de 1970, o ex-governador da Geórgia e presidente dos EUA Jimmy Carter e sua esposa, que possuem um ancestral sepultado no local.

Além da imigração americana, os italianos que deixaram sua pátria e se aventuraram em uma nova vida no Brasil, um grupo de descendentes fundou o “Circolo Italiano di Santa Bárbara d’Oeste”. Anualmente, o grupo promove a “Semana Cultural Italiana”, que conta com apresentações de corais e cantores ítalo-brasileiros.

(Julho 2017)

Parque dos Ipês

Sbo

Qualidade de Vida

Praticamente há uma mistura de culturas que leva Santa Bárbara d´Oeste, ser uma das 10 melhores cidade do país para se viver, e também está entre as 25 melhores cidades do estado.

Santa Bárbara d´Oeste foi destaque na Revista Isto É e agora na Exame, duas das mais sérias e importantes publicações do Brasil. O ranking publicado leva em consideração indicadores de Saúde, Educação, Segurança e Sócio demográficos.

Mas para que se viva com um mínimo de qualidade nas áreas urbanas são necessárias algumas condições, você não precisa ser radical e abrir mão das coisas que gosta de fazer e comer para ser saudável. Devemos apenas adaptar a rotina, incorporando hábitos importantes, como fazer atividade física de forma regular e se alimentar com equilíbrio e critério. Afinal, quem mais pode fazer pela sua saúde do que você mesmo.

Então aqui estamos nós, falando da nossa querida cidade que vem se destacando cada vez mais. O prefeito atual da cidade Denis Andia, vem fazendo um excelente trabalho e tem priorizado uma cidade saudável, com qualidade de vida para a população barbarense.

(Julho 2017)

Parque

Corridinha paga rsrs

Equilíbrio

Parque dos Ipês

Parque dos Ipês

O Parque dos Ipês é um dos principais pontos da cidade e referência para a prática de exercícios físicos ao ar livre, sendo também uma das principais áreas verdes da cidade, com belas paisagens. O parque possui pistas para caminhada e corrida, além de academia ao ar livre com aparelhos de ginásticas para a prática de exercícios físicos e também playground para as crianças. Conta com uma lagoa principal, e mais outras duas menores. A cidade vem sendo revitalizada, e outros parques também segue o mesmo projeto.

Além da prática dos exercícios, aos finais de semana acontece esporadicamente eventos como a pesca, dança, música, espetáculos de teatro, entre outros.

Skechers

O Parque dos Ipês é o lugar ideal para a realização das atividades ao ar livre, onde os impactos são maiores e também onde adoramos praticar nossos exercícios diários.

Para dar aquela ajudinha, iremos dar um dica preciosa. Recebemos um desafio de uma marca de calçados, ¨SKECHERS¨  sendo a segunda marca de tênis mais vendida dos Estados Unidos e agora conquistando os brasileiros.

Você já notou que um calçado de má qualidade pode trazer problemas sérios futuramente?

Pois é, aquele problema no joelho, ou aquela dores nas pernas ou coluna etc.. são vários casos que surgem e não sabemos o porque, né?.. Muito desses problemas conseguimos resolver com hábitos simples, como por exemplo utilizarmos roupas e calçados adequados ao exercitar-se, e também em outras ocasiões.

Experiência Satisfatória

Os calçados atendem todas as faixas etárias e gênero, desde o kids, esportes até o casual. A qualidade vem se destacando cada vez mais. A leveza, sofisticação e flexibilidade se encaixa em qualquer tipo de atividade.
E como vocês sabem, um calçado confortável faz toda diferença em qualquer ambiente.

#vádeskechers e sentirá seus pés nas nuvens..rs…

(Julho 2017)

Parque

Parque

Namastê

Parque

Santa Bárbara d´Oeste

Bom.. vocês viram que mesmo na correria da vida, vale a pena conhecer um pouquinho mais da cidade onde mora. Pra nós foi um prazer apresentar nossas raízes, e também ressaltar a importância da qualidade de vida.

São muitos fatores que influenciam a envelhecer com saúde. Não é somente comendo bem que te faz uma pessoa saudável. Ser uma pessoa saudável é um conjunto, que inclui hábitos, local e produtos em geral de boa qualidade.

 

Realize sua pesquisa ou reserve sua hospedagem através do Booking em nossa página. Contamos com sua ajuda para manter e evoluir sempre nosso site.

Desde já, agradecemos!

 

Apoio

Skechers

 

4 comentários sobre “Explore sua cidade – Santa Bárbara d´Oeste

  1. nicole

    que cidade fofa essa de vocês, achei uma graça, bem lindinha mesmo! Aqui no Rio, é fácil turistar, vira e mexe vou em algum lugar que considero turístico, seja para um passei diferente ou levar uma visita…

  2. Thiago Carvalho

    Super apoiamos e concordamos com essa ideia de aproveitar as maravilhas das redondezas. O parque é formidável! Belíssimas fotos. Sempre tentamos fazer isso quando morávamos no Rio e ainda mais agora aqui em Petrópolis.

  3. Renata Sucena

    Que graça de lugar!! Deve ser uma delícia pra passear com criança! E a Romi-isetta ❤️ Que coisa mais fofa, Gabriel ia amar!!

  4. Marthon Livramento

    Você me deu uma ideia e me fez pensar.
    Por que nunca escrevi das minhas cidades de coração a que nasci e a atual??
    Providenciarei em breve….rs.
    Adorei conhecer um pouco mais de santa barbara, cidade que conheço só de ir na casa de amigos!!!rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *