Holambra Expoflora

Holambra

Cores de Holambra

Árvores de tamancos

Holambra

A cidade das flores

A cidade de Holambra fica localizada a 130 km de São Paulo, única estância turística da Região Metropolitana de Campinas, conhecida como Cidade das Flores, por estar entre os maiores produtores do Brasil. É um dos mais concorridos roteiros turísticos do estado. Sua população estimada aproximadamente 13.000 habitantes.

O nome de Holambra surgiu da junção de Holanda, América e Brasil se dá em virtude da colônia de neerlandesa. A cidade é referência em todo país pelo alto índice de qualidade de vida e segurança no Brasil.

Anualmente a cidade promove a maior exposição de flores da América Latina a Expoflora, sendo a maior atração.

A beleza e diversidade de suas flores, aliada à forte influência da colonização holandesa na arquitetura e gastronomia local, transformaram essa aconchegante cidade num incomparável pedacinho da Holanda no Brasil.

(Setembro 2016)

Cores e Flores

Expoflora

Exposição de flores

Expoflora

Exposição de Flores

Campos de Flores

Flores

Expoflora

A Expoflora, realizada anualmente sempre no mês de setembro para dar boas vindas a primavera na charmosa e pequena cidade de Holambra, sendo o principal evento do calendário local e um dos importantes do interior do Estado de São Paulo. Este evento atrai anualmente o maior número de visitantes, sendo 30 vezes o número total de habitantes, tendo a maior exposição de flores e plantas ornamentais da America Latina. A feira reúne exposição de flores, mostras de paisagismo, danças folclóricas holandesas, visitas ao museu, um mini sítio, shows, chuva de pétalas, desfile de carros alegóricos e muitas outras atrações. Uma festa irresistível!

O principal objetivo da Expoflora nos dia de hoje, continua sendo a divulgação da Cultura Holandesa nas mais variadas formas.

Vale a pena conferir essa explosão de cores e se deliciar com a culinária holandesa.

(Setembro 2016)

Réplicas das casas

Museu Histórico Cultural de Holambra

O Museu fica localizado dentro do parque da Expoflora, conta tudo sobre a imigração e colonização holandesa através de uma grande exposição de fotos e objetos. Lá também podem ser encontradas réplicas de casas devidamente mobiliadas ao estilo da época, maquinário e objetos usados pelos imigrantes.

Andando dentro dessas casinhas você pode conhecer como era a vida dos primeiros imigrantes, você vai se impressionar com a história de coragem.

(Setembro 2016)

Praça de Alimentação

Doces holandeses

Pracinha de compras

Flores e Sabores 

A tradicional atração turística de Holambra, oferece gastronomia holandesa em pratos salgados e doces.

Humm muito bom, vocês vão adorar as confeitarias típicas com doces de todos os tipos que você possa imaginar. 

O parque conta com lanchonetes, restaurantes e lojinhas com muitas opções de presentes e compras na Expoflora algo típicos da cidade.

(Setembro 2016)

Moinho de Vento

Moinho

O Moinho de Vento é o maior da América Latina, inspirado nos tradicionais e famosos moinhos holandeses, o moinho de Holambra tem 38,5 metros de altura, sendo um dos principais pontos turísticos e mais alto do Brasil.

(Setembro 2016)

Paisagismo

Cultura

Danças típicas

Parque

As principais atrações da Expoflora

1 – Exposição de flores: Em ambiente climatizado, onde milhares de hastes de flores e plantas são utilizadas na exposição de arranjos florais para emocionar e encantar a todos os visitantes.

2 – Paisagismo e jardinagem: Diversos e belos ambientes apresentados por paisagistas, decoradores e designers de interiores com sugestões para que os visitantes façam sem seus jardins.

3 – Danças Típicas Holandesas: Os grupos de danças típicas apresentam-se nos cinco palcos do recinto. As danças são inspiradas na natureza, nas profissões e, nas colheitas ou mesmo em histórias sobre a origem e as tradições do povo holandês, representadas por meio de valsas, marchas, mazurcas e o schots (que virou xote).

4 – Passeio Turístico: Conheça a história, a arquitetura e os famosos campos de flores dessa antiga colônia holandesa e uma parada no maior Moinho Típico Holandês da América Latina.

5 – Chuva de Pétalas: Emocionante espetáculo no qual são utilizados 150 quilos de pétalas por apresentação, equivalente a 18 mil botões de rosas, despetalados um a um. Diz a tradição, na Expoflora quem pegar uma pétala no ar tem os seus desejos realizados.

6 – Passeios aos Campos de Flores: Durante a Expoflora poderá conhecer os famosos campos de flores de Holambra, O embarque é feito no próprio recinto e pode ser realizado por todos os visitantes. Conheça a história do município, da Cooperativa Holambra e, também, sobre o cultivo de flores e plantas em uma fazenda produtora.

7 – Shopping das Flores: Amplo espaço para venda de 3.500 variedades de mais de 300 espécies de flores e plantas ornamentais da melhor qualidade, a maior parte das flores e plantas cultivadas por cerca de 400 produtores de Holambra.

8 -Culinária Holandesa e Brasileira: A culinária típica holandesa é muito saborosa e faz sucesso no mundo inteiro. Os restaurantes típicos e as confeitarias oferecem o melhor da gastronomia.

9 – Compras: Opções para presentear e levar um pedacinho da Holambra para sua casa.

10 – Parque: Diversão para todas as idades que pode ser encontrada num grande parque temático instalado no recinto.

(Setembro 2016)

Holambra

Expoflora

Destacamos as principais atrações da Expoflora, a pequenina cidade de Holambra encanta com suas cores e sua cultura.

A Expoflora acontece anualmente no mês de Setembro, vale muito a pena conhecer um pedacinho da Holanda no Brasil.

Para demais informações acesse: Expoflora Holambra

 

Gostou do charme da cidade das flores?

Deixe seu comentário

Realize sua pesquisa ou reserve sua hospedagem através do Booking em nossa página. Contamos com sua ajuda para manter e evoluir sempre nosso site.

Desde já, agradecemos!

40 comentários sobre “Holambra Expoflora

  1. viajei_compartilhei

    Acho muito legal como eles mantém a cultura local, desde roupas e construções. Tenho um carinho pela cidade. lindas fotos e texto.

  2. Julia

    Morei 5 anos em Campinas e não fui pra Holambra, acredita? Kkkkk aiaiai, só eu mesma!
    Passo sempre na porta e tb nunca entro na cidade. Preciso tomar vergonha na cara e ir lá passear, principalmente quando tiver Expoflora. É tudo tão lindo!

  3. Alice

    Eu nunca morrei em Campinas mas ja passei dias e dias na cidade sem nunca ouvir falar dessa cidade. Ou os habitantes me esconderam esse charme de cidade OU não conhecem também.
    Desde as primeiras fotos achei que fosse na Holanda. Essa cidade é um charme <3
    E essas flores multicores ? A-DO-REI !

  4. Débora

    Que coincidência! Eu e meu bloco também estivemos em Holambra em Setembro de 2016! Holambra é uma cidade muito linda e charmosa! O Adriano tem uma tatuagem de moinho que foi inspirada lá, pois a avó dele era Holandesa e viveu muitos anos lá… Temos um carinho especial por Holambra!

  5. Makenna

    Há tanto tempo planejo conhecer Holambra, mas nunca havia lido um post tão completo como este.
    Adorei as flores e o colorido das fotos.
    Continua na lista e dessa vez, subiu ao pódium, hehe.
    Abraços.

  6. Zelinda

    Que lugar mais fofoooo! No começo do post, olhando as fotos, eu achei que fosse algum lugar da Europa :O
    Nunca tinha ouvido falar nesse cantinho. Parabéns pelo post super completo e obrigada por compartilhar 😉
    Beijos

  7. Marcos Brito

    Já fui a Holambra exatamente durante a Expoflora e é realmente bonita como nas fotos! Gostei bastante do post de vocês, assim pude relembrar a minha visita a cidade. Obrigado por compartilhar!

  8. christine re

    Holambra é fofa demais, imagino que na época que vocês foram por ser primavera estava assim mais encantadora, adorei as fotos, e essas rosas coloridas são de verdade???
    Já entrou na minha listinha de prioridades, querendo muitooo.!!!!

  9. Thais e Francys

    Que lugar lindo.. muito colorido… cores magníficas e essas flores são apaixonantes.Lugar incrível…não conheço mas estou com muita vontade.. bjks

  10. Keul Fortes

    Que cidade linda! Vendo as fotos achei que estava na Holanda. Não sabia dessa cidade! Ela fica tão perto de São Paulo. Na minha próxima ida a Sampa quero colocar no meu roteiro Holambra. Adorei seu guia de Holambra, ficou muito completo! Bjo!

  11. Fabiana Diniz

    Nossa que encantadora essa cidade. Como ainda não conheço Holambra? Inacreditável já ter morado tão perto e nunca ter visitado esse lugar tão lindo e ideal para fotografar. Amei o post, as dicas estão detalhadas e vou colocar no meu favoritos. Abraços.

  12. Luciana

    Que post mais lindo. Sempre tive curiosidade em conhecer Holambra mas nem imaginava que fosse tão bonito assim. Deve ser um encanto essa cidade, com toda cultura, com essa chuva de pétalas. Com certeza vai pra minha lista de desejos.

  13. Danielle

    Já fui duas vezes a Campinas e não consegui dar essa esticada a Holambra! Inacreditável! Seus posts estão ficando melhores a cada dia, parabéns!
    Anotei as dicas para quando voltar a Campinas. Bijus

  14. Aninha Lima

    Vocês me deixaram babando por Holambra!!! Eu não sabia que era tão legal e bonito. É uma pena que a cidade fica lá por Campinas, nao tão perto do RJ! Mas está na minha lista de vontades! Adorei saber que eh a junção dos nomes! Rs

  15. Caroline Rivera

    Que lugar mais lindo, estou encantada!
    Preciso conhecer.
    E essa foto linda do coração de vasos de flores? Que amor.
    Amei o post de vocês e todas as dicas. Fiquei com muita vontade de viajar pra lá. Arrasaram

    Beijokas

  16. LORENA BRITO

    Amamos Holambra! Bem pertinho de casa, um ótimo passeio para o fim de semana, a cidade sempre florida em todos os canteiros, as plaquinhas em formato de flor que são um charme a parte. Quanto a Expoflora, já fomos alguns anos, mas evitamos pois tudo acaba ficando muito mais caro e lotado na época da festa…mas vale a pena para comer coisinhas gostosas e ver belas decorações e paisagismos…

  17. Daniela Milagres

    Holambra é lindissima. Faz mais de 10 anos que eu fui e pelas suas fotos vejo que só tornou-se ainda mais maravilhosa.
    Me instigou a voltar.
    E essas flores multicoloridas?! Meu Deuuuus! Que lindeza!

  18. Alexandre - PorOndeViajo

    Gente! Nunca tinha escutado falar dessa cidade acredita. Mas ja quero conhecer, valeu mesmo pelo post, esse despertou a vontade de ir conhecer mais esse pedacinho do nosso Brasilzao. Varias dicas anotadas, agora é so aguardar o proximo feriado. 🙂 Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *