Nova Odessa: Jardim Botânico Plantarum

 

Jardim Botânico Plantarum

Plantarum

Plantarum

Selfie: Gekkopod Brasil

Plantarum

Jardim Botânico Plantarum

“NOSSO LEMA É “CONHECER PARA PRESERVAR”

Esse é o lema do Jardim Botânico Plantarum, com objetivo de contribuir para a conservação da flora brasileira, através de ações educacionais e de pesquisa. Está situado no interior de São Paulo na cidade de Nova Odessa, região metropolitana de Campinas, a cerca de 120 km da capital.

Em 2007, com um grupo inicial de 16 associados de diversas formações, fundou o Jardim Botânico Plantarum, inicialmente como uma organização não governamental, de caráter privado e sem fins econômicos. Em setembro de 2011 foi reconhecido pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos do Ministério do Meio Ambiente como Jardim Botânico e também aberto ao público.

O  principal objetivo do Jardim Botânico Plantarum  é o desenvolvimento de diversos projetos, como a conservação de espécies de plantas ameaçadas, intercâmbio científico com outros jardins botânicos e Instituições nacionais e internacionais, publicação de artigos científicos, apoio técnico a entidades congêneres e educação ambiental.

(Junho 2017)

Jardim temático

Flores: Petunia Easy

Jardins

Placas de identificação

Flores lindas

Jade Azul

Jade Azul

Jardim Plantarum

Plantarum

Jardins temáticos

Atualmente o acervo botânico vivo é constituído por quase 4000 espécies vegetais, agrupadas em jardins temáticos. Mais de 80 mil m2 de jardins temáticos, lagos, bosques, estruturas técnicas e coleções botânicas devidamente identificadas com placas visualmente acessíveis.
Reconhecido pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos, colabora com os objetivos da Estratégia Global para Conservação de Plantas.

O jardim é muito bem sinalizado, as placas de identificação de plantas instaladas, contém, nome popular, nome científico e família botânica.

(Junho 2017)

Vitória Régia

Vitória Régia

Jardins

Vitória Régia

Apesar de estar situado em uma área urbana da cidade, ainda é pouco conhecida na região, inclusive nós, tivemos o conhecimento do Plantarum através de um programa de TV, onde cuja informação era sobre o meio ambiente. Ficamos tão impressionados com a beleza desse lugar e viemos conferir de perto. Pois é.. fomos surpreendidos com muita beleza e natureza de brilhar os olhos.

Como residimos próxima a cidade de Nova Odessa, tivemos oportunidade em visitar duas vezes. Em nossa primeira visita, não conseguimos ver a Vitória Régia gigantes rs.. esperamos o tempo dela e retornamos para conferir. Linda demais!

Além do belo jardim e paisagens de tirar o fôlego, conta com dois restaurantes, souvenirs, estacionamento interno, quiosque, auditório e centro cultural.

Observação: Somente permitido fotografias para uso pessoal, utilizando-se de dispositivos armadores. (Tripé, ensaios fotográficos e máquinas profissionais é permitido somente com agendamento na recepção, sendo cobrado uma taxa)

(Junho 2017)

Souvenirs

Souvenirs

Souvenirs

O Jardim Botânico Plantarum oferece loja souvenirs e empório, especialmente elaborados com foco na sustentabilidade ambiental, onde o visitante pode encontrar inúmeros produtos para dar de presente ou levar uma doce e perfumada lembrança do local.

Dicas: Comprei um hidratante divo de Pitaia.. Adorei! Experimente quando for visitar, simplesmente maravilhoso.

(Junho 2017)

Ristorante Bravíssimo (Foto retirada do site Plantarum)

Pratos elaborados (Foto retirada do site Plantarum)

Ristorante Bravissimo Jardim Botânico

Ambiente climatizado, situado em prédio de arquitetura e ambientação inspiradas nos casarões coloniais do período cafeeiro.
Os serviços de gastronomia no Jardim Botânico Plantarum são operacionalizados pela equipe Bravissimo, com chefes renomados.
Funciona somente para almoço de quarta-feira a domingo.

Para maiores informações acesse: Jardim Botânico Plantarum

(Junho 2017)

Restaurante e lanchonete

Restaurante self service e lanchonete 

Salão tipo ‘deck’ panorâmico, exclusivo para os visitantes do jardim, aberto para o almoço e serviço de lanchonete e café. O conceito diferenciado de self service tem como base “comida de conforto”, com toque personalizado utilizando também plantas da horta orgânica do Jardim Botânico. Muito bom, né? Comidinha saudável.

Horário de funcionamento: 9h ás 16h, de quarta á domingo.

(Junho 2017)

Quiosque

Cerimonial

Quiosque 

Estilo rústico, acessado por passarela vegetada e ladeado por gramados planos e canteiros floridos. Neste local podem ser realizadas cerimônias religiosas de casamento ou bodas, com a montagem de estrutura para a recepção e acomodação de convidados.

(Junho 2017)

Flores

Paisagismo

Plantarum

Paisagismo

Jardim

Jardim

Horários de Visitação

Visitação: Quarta-feira a Domingo, de 9h até as 17h.

💸 Valor R$25,00, estudantes pagam meia.

Visita Guiada

As visitas guiadas por monitor treinado de acordo com as características e necessidades do grupo ( 15 á 20 pessoas) são destinadas a grupos interessados em abordagens mais aprofundadas sobre os projetos desenvolvidos pelo Jardim Botânico Plantarum. (Jardinagem e Paisagismo) É realizada mediante agendamento prévio e pagamento.

(Junho 2017)

Casarões

Paisagismo

Jardim Botânico Plantarum

Jardim Botânico Plantarum 

O maior Jardim Botânico da América Latina em espécies. ¨Jardim Botânico Plantarum¨.

O jardim é muito bem cuidado, organizado e preservado, a limpeza é impecável. Impressionante a beleza desse lugar. Reserve um dia para esse passeio, vale muito a pena.

Observação: Além dos 5 km de acessos pavimentados é permitido andar no gramado.

Para maiores informações acesse: Jardim Botânico Plantarum

 

Gostaram do Plantarum? Deixe seu comentário.

Até a próxima, abraços!

Realize sua pesquisa ou reserve sua hospedagem através do Booking em nossa página. Contamos com sua ajuda para manter e evoluir sempre nosso site.

Desde já, agradecemos!

 

Apoio

Gekkopod Brasil

 

 

14 comentários sobre “Nova Odessa: Jardim Botânico Plantarum

  1. Luisa

    Estou com vergonha de dizer..rsrs Mas nunca tinha ouvido falar nessa cidade, muito menos no Jardim Botânico dela! hahaha Mas muito legal compartilhar essa tua informação! As fotos estão fantásticas!

  2. Thiago Carvalho

    Excelente post! Adoro esses lugares que podemos conhecer em um bate e volta de um grande centro. Além de uma filosofia incrível, as paisagens são belíssima e a comida de dar água na boca. Parabéns pelo post.

  3. Keul Fortes

    Muito lindo esse lugar! Eu sou apaixonada em jardins então já salvei essa dica. Como nunca ouvi falar desse lugar? Ainda bem que tem vocês! Haha.. Parabéns pelas fotos maravilhosas!

  4. Leonardo Dantas

    Mari, O jardim botânico de nova odessa não fica pra trás em nada dos jardins botânicos que conheço, é muito lindo, bem organizado e me parece super bem cuidade. Concordo plenamente com o lema deles: “conhecer para preservar” 🙂 ótima dica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *